Noticias:

Home Refinance LoanHome Refinance Loan Our homes are our biggest assets. A fruit borne out of many years of hard work, earnings and dreams! But, are you still paying the same higher interest rates on the home loan...

Readmore

An image in a post Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec...

Readmore

Cash-Out Refinance For many, their homes are just not dwellings that protect them against rain, sun, and wind. But they are piggy banks, which can be used to raise some urgent money, even if...

Readmore

Google revela o segredo de seus servidores.

Google_data_centers-3

A grande maioria das empresas de grande porte compra servidores Dell, Hewlett-Packard, IBM e Sun Microsystems, mas surpreendentemente o Google, que tem centenas de milhares de servidores divulgou que seus hardwares não chegam nem perto desses.

Pela primeira vez, o Google revelou o hardware usado em uma conferência sobre eficiência em centros de processamento de dados. A surpresa do Google: cada servidor tem sua própria bateria de 12V para suprir de energia em caso de falta de eletricidade.

'Isto é muito mais barato que um UPS(sistema de geração de eletricidade centralizado),' diz Ben Jai, projetista de servidores.

'Portanto não há desperdício de capacidade.' Eficiência é o maior fator financeiro, grandes UPS podem atingir de 92 até 95 porcento de eficiência. Isso significa, uma grande parte de energia é desperdiçada. Os servidores com baterias acopladas são melhores. 'Somos capazes de medir a eficiência e ela é maior que 99.9%", disse Jai.'

O Google tem patentes em servidores acoplados com baterias, 'mas eu penso que estamos dispostos a licenciar a tecnologia a vendedores,' diz Urs Hoelzle, vice-presidente de operações do Google.

O Google é obcecado em eficiência energética. 'No começo, existia uma ênfase em dólar por query(pesquisa)' diz Hoelzle. 'Nós fomos forçados a dar atenção porque o retorno por query era muito baixo.

Realmente, é um tanto dificil de se acreditar, uma vez que a notícia foi publicada pela CNET logo no dia 1 de Abril (April Fool como costumam dizer por lá), porém a notícia já foi confirmada pela empresa em seu Twitter e por isso demorei para postar, porque nem eu acreditei muito.

GoogleServerMedium

Como podem ver na foto acima, um típico PC Ching Ling daqueles montados na Santa Efigênia, o que provavelmente não custou quase nada se comparado a servidores de verdade, sem contar que não há um sistema de refrigeração e muito menos cooler suficiente para manter a temperatura do servidor, aumentando assim o custo para manter o Datacenter refrigerado.

Deve levar em conta o espaço em disco que este “servidor” ocupa, com apenas uma fonte de energia diminui a disponibilidade, mas isto podemos descartar, já que tem um bateria de 12 volts, além disso, 2 discos apenas pode ser muito pouco dependendo do que vai ser feito.

Mesmo não gostando desta idéia, não tenho muito o que dizer, o google é o que é hoje por causa disso ai e temos que tirar o chapéu.

0 comentários:

Postar um comentário